Melhor época para reprodução de bovinos

Atuar com a reprodução na propriedade traz muitos benefícios para os negócios. Aumentar o plantel é um deles, além da renovação dos animais. Você sabe a melhor época para reprodução de bovinos? Como a pecuária brasileira é marcada pela seca e período das águas, fica mais fácil direcionar a reprodução para apenas uma delas. Confira as vantagens e as chances de reprodução de cada uma.

 

Período das águas

 

A época entre outubro e março tem abundância de pasto e água de qualidade. Com a pastagem em bom estado, a fertilidade dos animais fica em evidência.

O peso do gado tem um aumento significativo e é uma boa oportunidade para colocar em prática sua estação de monta. A vantagem da estação de monta é que os animais terão a gestação e a cria na mesma época dentro da propriedade. Ou seja, o produtor terá um plantel com uma faixa etária igual, o que facilita a comercialização e o manejo.

Uma vantagem de implementar a reprodução durante o período das águas é o nascimento dos bezerros na seca, quando há menos incidência de parasitas. Como a maioria dos produtores sabe, os parasitas podem causar diversas doenças graves no gado.  E como ao nascer, o bezerro não tem o sistema imunológico completo, está sujeito a diversos problemas. Mesmo com o colostro, que é a primeira vacina do anima recém-nascido.

 

época para reprodução de bovinos
A melhor época para reprodução de bovinos é o período das águas. – Foto: Reprodução Internet

Período da seca

 

Um período muito crítico para a propriedade, devido a ausência de pasto. O produtor foca muito em alimentos e suplementos para evitar a perda de peso. Como manter a nutrição animal essa época é trabalhoso, focar na reprodução é tarefa dobrada. Já que quando há vacas no cio e touros reprodutores, é preciso cuidado e acompanhamento de todo o processo.

Caso o produtor tenha funcionários suficientes para lidar com a manobra de manter a nutrição e engorda em dia, mais observar o comportamento das vacas para identificar o cio, é viável tocar a reprodução.

Mas sempre lembre das deficiências nutricionais. As matrizes precisam nos período pré, durante e pós-gestação de um reforço de cálcio e fósforo. Lembre-se que a saúde da vaca é que irá garantir o nascimento de um bezerro saudável.

A única vantagem de aderir a reprodução na seca é o nascimento dos bezerros na águas. Conforme já falamos acima, quando o pasto é abundante. Porém, partindo do princípio que o animal não usufrui do capim logo ao nascer, não há motivos para correr riscos de parasitose.

 

Leve em consideração que a melhor época para bezerros nascer é o período da seca, conforme você pode conferir neste texto: Qual a melhor época para bezerro nascer: águas ou seca?.

 
Boi Saúde Logo Preto - Melhor época para reprodução de bovinos

Ração de Recria:
Receba grátis uma receita de ração para recria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami