Efeito boi sanfona: saiba como evitar

Um dos maiores desafios da pecuária é manter o peso estável durante o ano todo. Assim como o organismo humano, existe também o efeito sanfona. Conhecido como efeito boi sanfona, a perda de peso durante a seca acontece quando a animal não tem nutrição suficiente para manter a engorda em crescimento. Se esse é um problema enfrentado na sua propriedade, continue com a gente. Aqui, vamos dar alternativas para que você possa evitar esse problema.

O produtor pode tomar algumas medidas para evitar o efeito boi sanfona. Reforçamos desde já que planejamento é fundamental.

 

Dicas para evitar o efeito boi sanfona

 

Silagem de forrageiras durante as águas: a silagem é boa maneira de oferecer pasto o ano todo. Só fique atento à qualidade do material que é oferecido. O pasto é a principal fonte de alimento do gado, por isso, deve ser constantemente analisado. Na seca, como é escasso, perde nutrientes devido a falta de chuvas. E como a silagem pode durar em torno de 12 meses, pode começar a ser feita ainda nas águas. Para saber como conservar a silagem, fizemos uma dica sobre o tema: Como conservar silagem de forrageira. 

Ração balanceada com grãos: milho, sorgo, farelos, soja, entre outros ingredientes podem ajudar a manter a nutrição em dia. Pesquise o custo-benefício dos melhores componentes na sua região e ofereça uma ração balanceada que também auxilie na engorda e evita a perda de peso.

 

efeito boi sanfona
Evitar o efeito boi sanfona garante alta produtividade o ano todo. – Foto: Fazenda Santa Nice. 

Sal mineral no cocho o ano todo

 

Muitos produtores pensam que o sal deve ser oferecido apenas na seca. Mas é errado. Para realmente evitar o efeito boi sanfona, o produtor precisa ter em mente o seguinte raciocínio:

Se o sal é oferecido apenas no período da seca, como vai evitar a perda de peso, sendo que os nutrientes oferecidos não serão reforçados, apenas repostos?

Agora, se o sal é oferecido na época das águas, com pastos abundantes e nutritivos, será um complemento de proteção contra doenças, fortalecendo o organismo de dentro para fora. Ao chegar na seca, o organismo estará muito saudável, pronto para enfrentar a falta de pasto.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a forma de oferecimento, confira aqui: Sal mineral para bovinos. 

 

Planejamento durante o ano todo 

 

A melhor forma de se proteger contra o efeito boi sanfona é ter um planejamento alimentar e nutricional bem elaborado para todos os meses do ano. Algumas ações podem ajudar a evitar essa queda de peso, que dependendo do bovino e estágio nutricional, pode ser brusca. O resultado? Produtividade menor que o esperado, impactando diretamente nos negócios.

Por isso, amigo produtor, a cada ano, o ideal é que entre novembro e dezembro, você elabore um calendário. Pode ser em formato de agenda, no qual você irá indicar as ações que serão feitas a cada mês para se preparar para a seca. Você pode inserir os insumos que precisam ser comprados, a época de silagem, pastejo rotacionado e outras ações que não podem ficar para última hora.

Todas essas orientações estão aqui no nosso blog, continue ampliando seus conhecimento com a Boi Saúde!

 
Boi Saúde Logo Preto - Efeito boi sanfona: saiba como evitar

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami