O tempo médio entre uma prenhez e outra do gado leiteiro é de 18 meses. Por isso, identificar o cio para evitar atrasos no cruzamento de vacas leiteiras é fundamental. Nesta dica, vamos te explicar como identificar o cio do gado leiteiro para você potencializar seus negócios na sua propriedade.
Manter a matriz bem nutrida durante todas as fases da vida garante uma fertilidade esperada. Como uma vaca pode gerar uma nova vida se não consome nutrientes necessárias para a formação de um novo animal, ou até mesmo manter os ciclos reprodutivos a todo vapor?
Por isso, a suplementação das matrizes merece atenção especial, principalmente, quando há deficiência de fósforo, cálcio e ferro nos alimentos e pasto fornecidos. E para suprir essa necessidade, nada mais fácil, do que oferecer essa nutrição no cocho, de forma garantida.
Cruzamento de vacas leiteiras: sinais do cio
O ideal é observar o gado diariamente. Não apenas no período da reprodução, que acontece durante as águas, mas para evitar graves problemas. Quando o produtor conhece o comportamento dos seus bovinos e algo anormal acontece, é mais fácil para identificar e traçar o diagnóstico.
Voltando ao cio… no caso do gado leiteiro, é comum as vacas diminuírem a produção de leite no pico da ovulação. Ainda, a frequência e quantidade de urina são bem maiores que os demais dias. Outro sinal é a agitação fora do normal. Se a vaca estiver se movimentando mais que o costume, é outro indicativo.
Se as pessoas que acompanham o gado diariamente notarem bem, até perda de apetite acontece durante o cio. São pequenos detalhes, que se unidos no mesmo tempo, indicam que a vaca está pronta para ser inseminada ou receber a monta.
Período do cio
O cio acontece a cada 21 dias (com margem de 19 a 23 dias), sempre fora dos períodos de gravidez e amamentação. O produtor deve ficar alerta: a ausência desse período pode indicar problemas de saúde do animal.
Para aumentar a produtividade do seu negócio, acesse a dica: Cio da vaca antecipado aumenta produtividade.
Acesse o também canal da Boi Saúde no Youtube
Muito bom…