Como fazer a identificação do gado?

A identificação do gado tem diversos objetivos. Entre eles, o acompanhamento do peso e desenvolvimento do animal e também saber de qual propriedade ele pertence. A forma mais utilizada é a marcação a ferro no Brasil. Como a Boi Saúde é adepta do bem-estar animal, vamos orientar formas de identificação que minimizam o estresse e são tão eficientes quanto.

 

Identificação do gado: como fazer?

 

A marcação a ferro pode causar infecções quando não bem cicatrizada, além de dor ao bovino, que fica arisco e com medo de humanos.

Os brincos são boas opções e caso ainda não tenha condições de implementar os brincos eletrônicos, tudo bem. Existe a forma convencional que marca apenas a numeração do animal, proporcionando o acompanhamento do peso e vacinas.

O brinco eletrônico facilita manejo, pois o peão não precisa mais anotar no caderno o que foi feito no manejo. Tudo é inserido em um sistema no computador que acompanha a pesagem e também o calendário sanitário. Basta digitar o número do brinco, que todas as informações estarão disponíveis. Ainda, é possível fazer o rastreamento pode ser feito e em casos de furto e roubos de gado, a localização é facilitada.

 

Identificação de gado
Identificação de gado auxilia no acompanhamento da produtividade. – Foto: CIDASC

Bezerros 

 

Caso a propriedade use brincos de identificação, aguarde de três a sete dias após o nascimento para inserir no animal. Para identificação, use um colar em volta do pescoço do bezerro e da matriz da mesma cor. O furo por agulha pode causar infecção devido a baixa resistência de anticorpos. Por isso, não é indicado inserir o brinco logo nos primeiros dias após o parto. Essa forma de identificação funciona muito bem. Ainda mais em propriedades que atuam com reprodução e pasto-maternidade.

Ainda, nunca o separe da matriz. Não só nas primeiras horas, mas nos primeiros dias de vida. O contato visual e por cheiro é extremamente importante para o recém-nascido.

Para evitar um dos principais problemas de segurança da pecuária, acesse: Roubo de gado pode ser evitado: saiba como. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Como fazer a identificação do gado?

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami