fbpx

Aumentar índice reprodutivo das matrizes bovinas

Na dica de hoje da Boi Saúde você vai entender quais são os três pilares para aumentar o índice reprodutivo das matrizes bovinas.

Acompanhe!

 

 

Hoje, o Brasil tem 65% de índice reprodutivo das matrizes. A cada ano, por média de 100 animais, 35 vacas de cria não reproduzem. Estima-se que o custo de cada uma é em torno de R$ 500 para a propriedade, com a soma de nutrição, mão de obra e outros. Sendo assim, se o gasto com uma única matriz é de R$ 500 ao ano, e ela não produz um bezerro, significa um grande prejuízo ao produtor.

 

Aumento do índice reprodutivo das matrizes bovinas

 

Porém, é possível aumentar esse índice reprodutivo das matrizes de 65% para 80%, com qualidade e lucratividade nos negócios. O mercado é muito importante, porém é o produto oferecido que garante o valor no setor da pecuária.

Para se chegar a um bom índice, não é necessário um investimento alto como grandes fazendas fazem. Afinal, os pequenos e médios produtores podem aplicar algumas táticas para melhorar esse número e obter mais nascimentos de bezerros durante o ano.

 

matrizes bovinas
Índice reprodutivo das matrizes bovinas pode aumentar para 80%. – Foto: Boi Saúde – Pecuária Inteligente

Além disso, o período de serviços com o rebanho deve ser entre 65 e 87 dias e o período de parto entre 345 dias e 365 dias. Ao reparar nesses números e checar se a produção está fora desse parâmetro, é necessário aplicar uma regulação com manejo alimentar.

Geralmente, a alimentação é baseada em nutrientes, como água, proteína e minerais. A pastagem precisa ser composta de 10% de proteína bruta, 60% de nutrientes digestíveis e 2% de mineral. Além disso, observar se o sal servido tem alto teor de cálcio e fósforo, elementos fundamentais para garantir uma boa reprodução. O cálcio evita a retenção de placenta e auxilia na formação óssea dos bezerros. Já o fósforo trabalha na nutrição do gado e previne o cio irregular da vacada.

 

Três pilares para aumentar o índice reprodutivo das matrizes

 

1- Nutrição: sais mineral e proteinado, mais uma boa pastagem e ração são indispensáveis para melhorar a fertilidade dessas matrizes;

2- Certifique-se sobre a qualidade do reprodutor da sua propriedade. Ou faça um bom investimento em inseminação artificial;

3- Prezar pelo bem-estar desse animal no dia a dia. Não utilize choques, espetos ou um manejo agressivo que cause estresse e traumatize essa vaca. Principalmente, as que já estejam prenhas.

Para complementar essa dica, acesse o conteúdo a seguir e saiba mais: Como prevenir a retenção de placenta

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder. Além disso, não deixe de comentar o que achou das dicas.

Por fim, como você sabe, a Boi Saúde existe justamente para proporcionar conhecimento para os pecuaristas do nosso Brasil. Por isso, sugerimos que você continue seus estudos com a gente. Sabe como? Por meio do nosso canal de vídeos!

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*