fbpx

Anestro bovino relacionado à deficiência nutricional

O anestro bovino tem impacto direto na produtividade do agronegócio. Principalmente aos que se dedicam à reprodução do plantel. O anestro é o período no qual as vacas ficam sem atividade sexual e impede que o estado de cio se manifeste. Por ser um estado fisiológico, não é considerado uma doença.  A principal causa é a irregularidade na produção dos hormônios que atuam nesse cio, interrompido.

Quando uma vaca é acometida pelo anestro, o canal cervical se fecha, além de não produzir a quantidade de musco e visco adequadas para a reprodução.

 

Anestro bovino pode ser prevenido com nutrição adequada
Anestro bovino pode ser prevenido com nutrição adequada. – Foto: Reprodução Internet

 

Fatores que desencadeiam o anestro bovino

 

Existem vários fatores que provocam o desenvolvimento do anestro bovino.  Entre eles, a nutrição inadequada aliada a diversos fatores ambientais, como:

  • As estações do ano e períodos de seca e das águas;
  • Quando o ovário da matriz não está atuando de forma adequada. Como a chamada hipoplasia, que é a diminuição da atividade que forma os tecidos do órgão e afetam sua funcionalidade;
  • Problemas no útero como mumificação do feto (quando o bezerro morre antes do parto). Além da endometrite, inflamação do endométrio que é causada por infecções intrauterina;
  • Lactação;
  • A falta de fósforo pela deficiência nutricional;

 

Como identificar o anestro bovino

 

Os produtores que possuem matrizes em suas propriedades devem ficar atentos aos sintomas abaixo, que se manifestam no período anterior à puberdade, durante a gestação e também no pós-parto. Principalmente, durante a amamentação. Pois é nessa fase que os nutrientes necessários são transmitidos aos bezerros.

Alguns produtores não dispensam a devida atenção às vacas parideiras que necessitam de uma nutrição especial no período da gestação (intensificando-a nos últimos três meses) e pós-parto.

 

Para tratar e evitar o anestro bovino

 
Uma das alternativas é adiantar o desmame precoce do bezerro. Assim, é possível regularizar com maior efetividade a nutrição dessa vaca.

E por falar no assunto, a melhor forma de desmama de bezerros é de forma racional. Por isso, a sugestão é que neste momento separe o pasto em dois, dividindo-os com um corredor de cerca. Para saber como praticar o desmame precoce dos bezerros, clique nessa dica complementar: desmama correta de bezerros evita o estresse.

O fósforo trabalha na nutrição do gado e previne o cio irregular da vacada. Analise o tipo de suplemento oferecido para sua vacada. Na composição, o fósforo precisa estar presente, pois atua diretamente nos órgãos reprodutivos dos animais.

Aqui no blog temos outros conteúdos que talvez sejam de seu interesse, confira:

Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama

Bezerros: como aumentar os nascimentos na sua propriedade

Hérnia umbilical em bezerro recém-nascido

Por fim, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube. São diversos vídeos de até 2 minutos com dicas e orientações de fácil compreensão para que você se mantenha atualizado e promova uma pecuária com alta lucratividade na sua propriedade. Acesse agora e assista: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Até a próxima!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*