Suplementação barata para o gado: como fazer


Suplementação barata para o gado: Clique aqui para receber GRÁTIS.

A crise econômica enfrentada pelo país tem afetado diversos segmentos, até mesmo a agropecuária. Muitos produtores estão com dificuldades para manter seu negócio em operação.

A dica é utilizar alternativas mais baratas para que a atividade não pare, independentemente da dificuldade financeira que esteja enfrentando. Uma solução é a suplementação barata para o gado que pode ser preparada pelo próprio produtor com recursos mais acessíveis. É uma alternativa muito boa para economizar na nutrição e servir um alimento de boa qualidade. Afinal,  sabe-se que a nutrição demanda um alto custo na propriedade.

É importante você servir ao seu animal cana de açúcar, ureia mais sulfato de amônia, que são os componentes que forma essa suplementação barata para o gado.

A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado, é um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectares. Já a ureia tem fonte de nitrogênio não proteico muito boa que corrige a ausência de proteína que existe na cana.

Cana-de-açúcar auxilia na suplementação barata para o gado.
Cana-de-açúcar auxilia na suplementação barata para o gado.

Receita para suplementação barata para o gado

A receita para a suplementação barata para o gado é preparar uma mistura de ureia com o sulfato de amônia. A quantidade é nove partes por uma, ou seja, nove partes de ureia para uma de sulfato de amônia.

Um exemplo é para cada quilo dessa mistura, 900 gramas de ureia e 100 de sulfato de amônia. Após a mistura, você focará na cana que deve ser cortada a cada três dias, o estoque pode ser feito, mas em um local protegido do sol e fresco, e picá-la em pedaços de 30 centímetros para oferecê-la ao gado no cocho.

Com a cana no cocho, você irá diluir a mistura de ureia e sulfato de amônia em água.

Na primeira semana, coloque 100 quilos de cana picada para meio quilo da mistura de ureia + sulfato. Segunda semana, 100 quilos de cana para um quilo da mistura. Essa é uma estratégia para servir e também adaptar o animal para essa suplementação barata para o gado.

Lembre-se, mantenha o cocho com sal mineral de preferência com algum aditivo como virginiamicina ou monensina sódica para ajudar na absorção na matéria seca dessa suplementação.