Vermífugo: entenda qual o melhor do mercado


Entenda a importância de realizar mudanças no dia-a-dia para melhorar a sanidade do rebanho, como o vermífugo.

Os parasitas como carrapatos, bernes, verminoses, mosca do chifre, causam um enorme prejuízo na propriedade, a partir da transmissão de diversas doenças aos bovinos. O animal acometido pelos parasitas não se alimenta direito, perde peso e a qualidade do couro. Na comercialização, quando um possível comprador identifica um parasita, desiste da compra por indicar que aquele animal não está bem de saúde.

Fazer um bom controle parasitário no seu plantel é essencial. Garante a sanidade e a lucratividade devido ao desenvolvimento sadio do gado. Para que seus animais fiquem livres desses parasitas, cinco procedimentos simples podem ser aplicados. É um conjunto de regras para a sua propriedade.

Uso do vermífugo evita parasitas (foto: DBO)
Uso do vermífugo evita parasitas (foto: DBO)

Dicas regras para evitar parasitas

  • Vistorie os pastos da sua propriedade e observe se há lixo orgânico que é um foco para proliferação desses parasitas;
  • Divida os pastos da propriedade em piquetes. Sabe-se que apenas 5% dos parasitas estão nos animais e 95% nas pastagens, então com o pastejo rotacionado, você diminui as chances de contágio;
  • Separe as espécies de animais da sua propriedade. Não deixe os caprinos, ovinos, bovinos, equinos no mesmo pasto.  Juntos no mesmo plantel, o índice de transmissão entre eles pode ser maior.
  • Elimine o excesso de lama. A lama prolifera muitos parasitas, principalmente a mosca. Se o acúmulo for em excesso, concrete os locais próximos aos cochos e ao curral também.
  • Toda vez que você comprar um gado, independentemente de leilões, exposições ou propriedades particulares, faça uma vermifugação. Traga esse gado limpo para seu plantel.

Melhor vermífugo do mercado

O melhor vermífugo que existe hoje no Brasil são essas ações executadas de maneira correta e efetiva. Sempre que tiver alguma dúvida, consulte seu veterinário de confiança.