Número ideal de animais no mesmo pasto


Entenda como incluir o número ideal de animais no mesmo pasto para melhorar a produtividade.

Existe um número máximo de animais para um único pasto. Os bovinos são animais que vivem em grupos com hierarquia. Os  dominantes têm preferência no consumo da água e do sal e na ocupação das sombras da propriedade.

Em lotes muito grandes, é comum a apresentação de agressividade, que resulta em lesões. Uma outra característica de lotes excessivos de animais é que eles não conseguem lembrar ou reconhecer os outros o tempo todo. E nesse caso, o índice de conflito é maior. Por isso, muitos produtores tornam os seus bovinos mochos, ou seja, sem chifres. Quando acontece algum conflito, a chance de feridas e machucados é menor pela ausência do chifre.

Número ideal de animais no mesmo pasto facilita o manejo
Número ideal de animais no mesmo pasto facilita o manejo

Número ideal de animais no mesmo pasto

A dica é não exceder o número de 100 animais por lote. Essa é a quantidade limite para o produtor ter um controle melhor. Todo o rebanho deve ter o comportamento observado diariamente, pois qualquer mudança pode indicar que algo não está indo bem como algum indicativo de doença. Quando alguma enfermidade é diagnosticada no início, as chances de cura são maiores, além de evitar o risco de contaminação do plantel.

Outra indicação é que esses animais sejam separados por lote de idade aproximada. O que facilita o manejo, principalmente a alimentação, e diminui a competitividade no cocho. Ou seja, todos irão consumir a quantidade ideal para corresponder a expectativa de crescimento e engorda. Além disso, todos os animais do mesmo lote poderão ir para o abate no mesmo período.

Manter um número adequado de animais no mesmo pasto também se adéqua ao conceito de bem-estar animal. Ao evitar conflitos, proporcionar alimentação adequada, pastagem e conforto, o produtor estará oferecendo uma melhor qualidade de vida a esses bovinos e também evitando o estresse.

Para complementar a dica, acesse:  Não mantenha todo o gado no mesmo pasto.