Incêndio no campo pode ser prevenido com medidas simples


Entenda como prevenir incêndio no campo que causa prejuízos materiais e ambientais.

O risco de queimada e incêndio no campo é muito alto, principalmente no período de seca. O fogo muita vezes atinge as propriedades rurais causando prejuízo materiais, ambientais e pode causar a morte de animais. Evitar o foco desse incêndio no campo é  a melhor maneira de não colocar a vida do produtor, funcionários e animais em risco.

Caso a propriedade tenha algum galpão para armazenar silo, esse tipo de produto solta gases e resíduos. É importante ter ventilação para não causar combustão, e extintores, caso precise combater algum foco pequeno de incêndio.

Incêndio no campo pode ser prevenido com medidas em toda a propriedade
Incêndio no campo pode ser prevenido com medidas em toda a propriedade

Como proceder em casos de incêndio no campo

Se precisar fazer queimada em lavouras e pastagens, nunca esqueça dos asseios, as conhecidas valas, que não deixam o foco do fogo se  proliferar.

Antes, consulte sempre as orientações do IBAMA.

Uma orientação importante a ser passada a todos que atuam na propriedade é o cuidado com as bitucas de cigarro. Grandes causadoras de incêndios, aliadas a ventos fortes, as bitucas podem causar estragos irreversíveis.

Além do fogo, a fumaça pode causar intoxicação aos humanos e também em todo o gado e animais que vivem ao redor.

É preciso ter a consciência da preservação da fauna e flora ao redor da propriedade. São essenciais para que o ecossistema de toda a região funcione e proporcione um melhor bem estar a todos.

O fogo proporciona a queima do solo que em muitos casos não se recupera, principalmente em regiões de seca frequente. É no solo que todos os animais encontram alimentos e meios de sobrevivência. Assim que identificar um foco de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros e tente apagá-lo na medida do possível. Mas tome cuidado para não se queimar.

Quer saber mais sobre sua propriedade? Continue no blog e acesse a dica: Depreciação na propriedade rural.