Escolha do reprodutor de qualidade é ótimo investimento


Entenda a importância e as dicas para escolha do reprodutor para sua propriedade.

Como adquirir um bom reprodutor para a propriedade é uma dúvida de muitos produtores. É preciso analisar diversos aspectos na hora de comprar um touro que irá auxiliar no aumento do seu rebanho.

É importante ter um touro na propriedade, pois além dele auxiliar na expansão do negócio com a procriação, haverá também uma evolução genética dos animais do plantel. Esse reprodutor pode ser adquirido em leilões, feiras, exposições ou até mesmo em comercializações na sua região entre propriedades particulares.

Escolha do reprodutor para sua propriedade deve ser feita de maneira consciente. Foto Revista Pecuária Brasil
Escolha do reprodutor para sua propriedade deve ser feita de maneira consciente. Foto Revista Pecuária Brasil

Aspectos que devem ser observados na escolha do reprodutor

  • Observe o escório corporal desse animal. O touro não pode ser gordo, nem magro;
  • Os testículos devem ser do mesmo tamanho;
  • O animal deve ser bem desenvolvido, o pescoço desse touro deve ser longo para facilitar a alimentação;
  • A rusticidade da carcaça precisa ser marca presente no touro reprodutor , bocas e narinas largas para facilitar a respiração;
  • As costelas espaçadas fazem com que o sistema respiratório trabalhem melhor.

São dicas simples, mas que se levadas em consideração na hora da compra, o produtor terá melhor desempenho e satisfação pelo investimento realizado.

No blog, você pode encontrar dicas sobre como escolher gado para compra em leilão e também em aspectos gerais. Detalhes precisam ser observados para que você não perca dinheiro e tenha o melhor custo-benefício nos negócios.

A aparência física do animal é um indicativo de saúde. Por isso a análise precisa ser feita com calma, como pelos, aprumos, olhos e couro. Se o animal é bem alimentado e tratado, será perceptível sem muito esforço. Boa alimentação com ração, sal mineral e proteinado e pastagem nutritiva precisam fazer parte da rotina de um gado saudável.