Como eliminar cólicas em equinos


Entenda como eliminar cólica em equinos com cinco dicas práticas.

Frequentemente, os equinos estão com as orelhas para trás, batendo os membros anteriores ao chão ou até mesmo rolando no pasto. Todos esses sintomas podem ser atrelados à cólica em equinos. Se o produtor não ficar atento, pode até perder o animal.

Sem título 54 300x232 - Como eliminar cólicas em equinos
Equinos sofrem com cólica. Saiba como combatê-la.

Cinco dicas para evitar a cólica em equinos

1 – Sempre que terminar um trabalho com o equino, nunca o alimente em seguida. Aguarde pelo menos uma hora. Deixe o animal em descanso e só após ofereça a matéria seca, seguida de água. Lembrando que equinos em repouso, precisam consumir 15 litros de água por dia. Os animais em trabalho precisam consumir uma quantidade bem maior.

2 – O cavalo possui um estômago menor que o tamanho corporal dele. Nunca sirva quantidade maior que 2,5 quilos de matéria seca em uma refeição.

3 – Caso precise servir uma quantidade maior, fracione essa matéria em refeições ao longo do dia. Todos os equinos devem consumir no mínimo duas refeições por dia. Se for servir 10 quilos de matéria seca por dia, divida essa quantidade em quatro refeições.

4 – Procure deixar os equinos em piquetes. Ao caminharem livremente, a incidência da cólica será menor.

5 – Se o equino fez um trabalho na propriedade, aguarde o animal descansar e após servir a refeição, dê um intervalo de, no mínimo, duas horas para retomada das atividades. Essa pausa é fundamental para o animal se restabelecer fisicamente e não ter danos na saúde.